Embalagem a Vácuo

O acondicionamento em embalagem a vácuo é um processo tecnológico de preservação de alimentos, pela ausência de ar, diminuindo o crescimento de microrganismos, a ação enzimática e as reações de oxidação, principais mecanismos de deterioração dos alimentos. As embalagens a vácuo não alteram o sabor dos produtos, inclusive, promove a conservação de suas características originais de sabor, cor e textura, aumentando sua vida útil.

Quais as principais aplicações da embalagem a vácuo?

A indústria alimentícia é a mais utilizada e se beneficia das vantagens da embalagem a vácuo. Além de prolongar o tempo de armazenamento, também pode trazer benefícios ao preservar o sabor, a textura, a cor e as propriedades nutricionais dos alimentos.

Embora ela seja usada principalmente para alimentos, a embalagem a vácuo não se limita a isso e também pode ser usada em vários produtos. Confira algumas aplicações na indústria de alimentos:

Grãos, castanhas, sementes e cereais

Este tipo de produto deve ser embalado “in natura”, triturado ou moído, preservando seu frescor e crocância por mais tempo.

Frutas, verduras e legumes

Alguns dos tipos de alimentos que mais se beneficiam da conservação da embalagem a vácuo, já que tendem a apodrecer de forma rápida. Uma boa dica é cortar as frutas, legumes ou verduras para serem embaladas a vácuo. Assim é possível melhorar a apresentação do produto e acomodá-lo melhor no recipiente.

Carnes, queijos, embutidos e massas

As carnes, embutidos, massas e queijos também são alimentos sensíveis que perecem muito fácil. Embora o embale a vácuo já ajude na conservação, os alimentos dessa categoria devem ser mantidos no refrigerador ou no congelador para que a sua data de validade aumente.

Quais os benefícios da embalagem a vácuo?

Todos os alimentos que estiverem na embalagem a vácuo terão a vida útil prolongada, em função do isolamento com o ar e, consequentemente, com micro-organismos, fungos e bactérias.

Antes de ser criada a embalagem a vácuo, as pessoas utilizavam outros métodos para conservar os alimentos, como a secagem, a defumação, a desidratação, a refrigeração e o congelamento.

Com o embale a vácuo não apenas a validade é estendida, como também a qualidade em si dos alimentos é melhor preservada. Assim, textura, sabor, cor, peso, frescor e apresentação são mais evidentes em alimentos conservados nesse tipo de embalagem.

Quais as vantagens para a empresa?

A empresa que utiliza embalagem a vácuo conserva melhor seus produtos, tornando-os mais atraentes aos olhos do consumidor. Esses produtos também ficam mais visíveis, já que as embalagens normalmente são transparentes, o que aguça o desejo na hora da compra.

Todo o manuseio do produto se torna mais seguro, pois o isolamento produzido evita a contaminação, ou seja, maior segurança e higiene!

O aumento da vida útil dos alimentos é extremamente interessante para a empresa, uma vez que evita os desperdícios no estoque e as perdas no transporte e na comercialização. Nesse sentido, até mesmo o alcance de distribuição dos produtos é sensivelmente aumentado.

Outra vantagem interessante é que os produtos que tem a embalagem a vácuo não sofrem com o processo de evaporação, permanecendo com o mesmo peso até o cliente final.

Por fim, vale dizer que o processo de embale a vácuo diminui o tamanho do produto, o que resulta na otimização do espaço. Essa característica é muito importante para as etapas de armazenamento e transporte.

Quais as vantagens para o consumidor final trazem a embalagem a vácuo?

Em um mercado cada vez mais exigente e preocupado com questões nutricionais, produtos de qualidade que demonstrem preocupação com a conservação dos alimentos, tanto no quesito de conservação como na própria manutenção dos nutrientes essenciais, certamente terão a preferência do consumidor.

A embalagem a vácuo assegura menor desperdício e maior economia, já que possibilita o fracionamento dos produtos em porções menores que poderão ser consumidas em uma única vez, atendendo inclusive as pessoas que moram sozinhas.

Se você é o tipo de pessoa que não tem muito tempo para cozinhar por ter uma rotina bem corrida, então os alimentos embalados a vácuo podem ser seus grandes aliados. Muitas carnes, grãos e massas embalados a vácuo já vem cozidos ou pré-cozidos, o que facilita muito o preparo.

Outro benefício bastante atrativo é o fato de que esse tipo de acondicionamento pode reduzir ou até mesmo eliminar o uso de conservantes, como já foi citado. Isso é muito bom para a nossa saúde.

 

Quanto tempo dura um alimento embalado a vácuo?

Os alimentos que são higienizados e que passam por uma máquina seladora tem sua validade de 3 a 5 vezes maior do que se fossem apenas conservados na geladeira. Os alimentos que são cozidos antes de passarem pelo embale a vácuo duram ainda mais. A validade depende de cada alimento, portanto, não se esqueça de checar o prazo de vencimento no rótulo de cada produto.

Resta dizer, depois de todos os aspectos mencionados, que a embalagem a vácuo é uma técnica importante a ser introduzida na comercialização de produtos alimentícios e, por isso, é imperiosa e imprescindível a necessidade de contratar uma empresa qualificada para cuidar do fornecimento desses materiais.

Produtos desta linha
Rolar para cima