Solupack - Sistemas de Embalagem
Via das Samambaias, 212
Cotia
São Paulo 06713-280
Phone: +551136111133
(11) 3611-1133
(11) 3611-1133
(11) 3611-1133

Ovo Líquido

2019-04-05 15:52:18
imagem

Fonte de proteínas, ajuda o metabolismo e pode prevenir doenças. Um alimento tão simples, mas ao mesmo tempo muito rico. Este é o ovo. Antes vilão, hoje mocinho. Novos estudos comprovam que esse produto faz bem à saúde e pode, sim, sair da lista negra da dieta de qualquer consumidor. As melhores formas de ingeri-lo são “in natura”, líquido ou em pó. O ovo líquido, que será destaque nesta matéria, é comercializado, normalmente, em embalagens adequadas – semelhantes às caixinhas de leite – por empresas especializadas neste ramo para facilitar a vida do consumidor final e das empresas e estabelecimentos que prezam por qualidade, praticidade, segurança e economia.

Desde 1939

O Grupo Shinoda começou suas atividades em 1939, em Itaquaquecetuba (SP), com uma granja de 500 aves de postura e, hoje, é considerado um dos maiores produtores de ovos do Brasil, abastecendo o mercado nacional e internacional. Em 2001, o Grupo criou uma planta de industrialização e pasteurização de ovos, tornando-se uma das principais processadoras de ovos, vendidos no Brasil e exterior.

Atualmente, processa mensalmente 20 milhões de ovos em sua fábrica. A empresa é uma grande especialista no produto: vende-se desde sua versão em casca até em pó. No caso da linha food service, o maior interesse está nos ovos integrais, gemas e claras em caixinha Tetra Pak, com shelf life (“vida de prateleira”, em tradução livre) de 75 dias.

“O ovo líquido existe há muito tempo, sendo utilizado em indústrias de massas, panificações, restaurantes e hotéis, principalmente, nos países da Europa, América do Norte e Ásia. O diferencial do produto comercializado pela Maxxi Ovos é a extensa shelf life, de 75 dias, algo totalmente inovador no Brasil. Os primeiros ovos pasteurizados duravam cerca de sete dias”, explica Alberto Shinoda, engenheiro de alimentos do Grupo Shinoda.

Além de maior durabilidade, a Maxxi Ovos tem uma granja própria para produzir matéria-prima para sua fábrica, o que garante ovos fresquinhos, com um ou dois dias de postura. Isso proporciona melhor sabor, coloração adequada e boa ventilação. Alberto também orienta que, apesar de o produto estar acondicionado em uma embalagem Tetra Pak, não se deve confundi-lo com o leite, pois ao contrário deste, o ovo deve ser sempre mantido refrigerado, de 0 a 5º C.

Sobre os benefícios ao corpo, o ovo é um grande aliado da saúde. É rico em proteína e sua gema concentra uma boa dose de colina, integrante do complexo B que, por contribuir para a formação de novos neurônios, é considerada valiosa para a saúde do cérebro. O produto é utilizado praticamente em todos os lugares da área de alimentação. Dificilmente há uma receita que não leve esse ingrediente. “Os clientes destes produtos são as empresas que utilizam ovos em suas receitas. Podem ser desde uma fábrica de doces, passando por panificadores, hotéis e restaurantes até autônomos que produzem doces na própria casa”.

Adquirir essas caixinhas já prontas só traz conveniência ao manipulador de alimentos. “As vantagens são muitas: os ovos não precisam ser quebrados e já vêm prontos para o uso; a gema vem separada da clara, o que diminui o desperdício e economiza tempo; o produto pasteurizado é livre de salmonelas e outras bactérias patogênicas; a opção não atrai insetos, o que acontece com frequência quando optamos pelo ovo em casca, principalmente no verão”, pontua o engenheiro de alimentos.

Consolidação

O Grupo Sina nasceu na década de 1980 e se consolidou ao longo dos anos atuando no setor alimentício e químico. É especializado em esmagamento de grãos e produção de derivados, como óleos, farelos, gorduras, margarinas, lecitina, ovos pasteurizados, e no desenvolvimento de formulações especiais para indústria, food service e varejo, atendendo o mercado nacional e internacional.

Entre os principais produtos do Grupo Sina destacam-se as matérias-primas (soja, girassol, mamona, amendoim, algodão, palmiste, palma, canola, ovos, entre outras), os produtos alimentícios (margarinas, gorduras e óleos vegetais, ovos, gemas e claras pasteurizados líquidos e desidratados, lecitina de soja, tocoferol e farelos para nutrição animal), os produtos químicos (derivados de sebo, de soja, palma e mamona) e, ainda, atua com terceirização de produtos para marcas próprias em diversas categorias destinadas ao segmento de alimentos, higiene e limpeza.

Além da forte atuação junto a indústrias e setor de food service, a Sina está iniciando projetos dedicados ao varejo com produtos alimentícios, como é o caso da linha de Ovos Pasteurizados. “Ovos, Gemas e Claras Líquidos Pasteurizados Refrigerados envasados em caixas cartonadas tipo Tetra Pak contendo 1 kg, estão disponíveis no mercado desde o início de 2007, visando atender a grande demanda do segmento de food service. Com a marca Sina Cheff, estamos entre as principais empresas que produzem e comercializam esta linha de produtos. Atualmente, a embalagem de “caixinha” é a mais consumida no setor, mas há também outras apresentações disponíveis, como garrafas plásticas, bombonas ou sacos plásticos, sempre em quantidade igual ou superior a 1 kg, uma vez que a utilização destes produtos no food service ocorre em larga escala”, explica Anésio Rodrigues, gerente comercial food service da companhia.

A Fama Ovos, empresa do Grupo Sina, produz e comercializa ovos, gemas e claras líquidos pasteurizados em embalagens Tetra Pak 1 kg e pet de 5 kg e 6 kg, tipo bombona. “Produzimos também ovos, gemas e claras pasteurizados desidratados, que são vendidos em sacos plásticos de 500g, 1 kg e 20kg. No entanto, nosso maior volume e foco de atuação para o food service se concentra nos produtos líquidos, principalmente na versão de caixinha 1 kg”.

Cada caixa de 1 kg contém, aproximadamente, 20 ovos, 30 claras e 60 gemas, considerando como padrão o peso de 50g para um ovo inteiro (peso sem casca) e lembrando que o ovo in natura é composto por 2/3 de clara e 1/3 de gema. A linha de ovos líquidos pasteurizados atende à demanda de estabelecimentos diversos que produzem em larga escala e/ou buscam maior qualidade e garantia de segurança alimentar para seus consumidores, principalmente no segmento de food service.

Restaurantes, hotéis, padarias e confeitarias, cozinhas industriais, lanchonetes, redes de fast-food, buffets, hospitais, navios turísticos consomem cada vez mais a linha de ovos líquidos pasteurizados.

A busca por segurança alimentar é um fator determinante na decisão de substituir ovos em casca por ovos

líquidos pasteurizados, principalmente nos estabelecimentos onde a preservação da saúde dos consumidores e a limpeza, higiene e organização da área de produção são vistas como prioridades. Mas também em função da praticidade, ganho de tempo e padronização das receitas, setores como a panificação e confeitaria, por exemplo, também estão cada vez mais aderindo ao uso de ovos líquidos.

Inovação

A Naturovos é uma empresa de alimentos moderna e inovadora, além de ser considerada uma das maiores produtoras de ovos do sul do Brasil. A companhia possui uma linha completa de ovos brancos e vermelhos, incluindo produtos como os ovos caipiras, os enriquecidos com ômega 3 e a sua linha especial de ovos líquidos pasteurizados e em pó. Porém, não é só no mercado de alimentos que a Naturovos se destaca. Com a inovação e a sustentabilidade enraizadas no seu DNA, a empresa realiza projetos como o Consórcio Verde Brasil, o primeiro projeto do país a transformar resíduos orgânicos oriundos da atividade industrial em um combustível de altíssima qualidade e 100% renovável.

Os ovos líquidos pasteurizados são a maior novidade da Naturovos para o mercado industrial e de food service. Eles começam nos ovos especialmente separados através do sistema automatizado de higienização e seleção, que evita qualquer tipo de contato humano com os produtos, ou seja, ninguém toca nos produtos antes do consumidor. Depois disso, os produtos são encaminhados para a unidade industrial, que também, de maneira 100% automatizada,os quebra, separa claras de gemas, pasteuriza e envasa diretamente para distribuição ao mercado. Assim, a linha de ovos líquidos da Naturovos possui garantia de segurança alimentar, evitando qualquer tipo de contaminação nos produtos, como a salmonela, por exemplo.

Os produtos são comercializados em bags ou caminhões-tanque especiais, para grandes quantidades, ou embalagens Tetra Pak, para menores quantidades. Todos estes meios estão disponíveis nas versões integral (claras e gemas misturadas), claras ou gemas separadas. Assim, eles são uma opção mais prática e segura em comparação aos ovos na casca.

João Carlos Müller, diretor da Naturovos, esclarece o quão útil é a utilização desse ingrediente na culinária brasileira. “Os ovos líquidos são o produto perfeito para qualquer empresa do setor alimentício. Padronizados na quantidade, impecáveis na segurança alimentar e de fácil manuseio, eles são uma excelente opção para quem busca aperfeiçoar a produção e evitar eventuais perdas de produtos, tempo ou dinheiro em decorrência de acidentes envolvendo os ovos em casca”.

Presença

Há mais de 35 anos, a granja Cageri está presente no mercado gaúcho. Os produtos são produzidos diante de uma busca contínua de desenvolvimento tecnológico, respeito à natureza e aos animais e controle de higiene e qualidade. Os ovos da Granja Cageri são rigorosamente selecionados, higienizados e comercializados por categorias. A diversidade de produtos permite as mais variadas utilizações, já que além de haver opções a granel e embalados, a Granja Cageri detém uma linha especial como o “ovo Maior”, “ovo Jumbo” e “Country Eggs”, que passam por uma linha diferenciada de produção e, consequentemente, agrada um público bastante exigente do mercado.

“O ovo líquido é de igual qualidade ao normalmente comercializado, porém, através de uma máquina trazida da Europa, sua casca é partida e a clara separada da gema. Após este processo, as duas partes passam pelo aquecimento e imediato resfriamento que define o procedimento de pasteurização onde todas as bactérias e eventuais contaminações são totalmente eliminadas”, conta Carlos Germano Rieth, proprietário da Cageri.

Carlos também diz que, de fato, esse produto tem diferenciais bastante apreciados hoje pela indústria gastronômica, pois, pelo processo que passa, é possível seu consumo cru, algo antes impensável diante do risco de transmissão de doenças gastrointestinais, como a já citada salmonela.

Ganhos

A Sustentare, empresa que desde 1996 produz alimentos para os segmentos de food service, varejo e alimentação escolar para todo o Brasil, América Latina (onde possui uma unidade no Paraguai) e África, dentre outros locais, possui um produto diferenciado para o mercado. Trata-se da Milanesa Tecnutri. Assim como o ovo líquido apresenta uma série de vantagens, o item comercializado pela Sustentare também possui uma solução que dispensa o uso dos ovos in natura, já que contém ovos desidratados em sua formulação, oferecendo muitos benefícios para os consumidores.

Ari Santa Lucia Jr, gerente de marketing da empresa, explica acerca do produto. “A Milanesa Tecnutri foi desenvolvida com alguns diferenciais, pensando na praticidade, rapidez e economia em seu preparo. Basta verificar se o alimento a ser empanado está úmido (se não estiver basta colocar algumas gotas de água), passá-lo na Milanesa e fritar. Simples assim. Dispensa o uso de ovos, que é um problema nas cozinhas atualmente, além de temperos, leite e quaisquer outros ingredientes geralmente usados para empanar no modo tradicional. Parece difícil de acreditar, mas ela age assim mesmo. Por exemplo, em iscas de frango, basta verificar se a carne está úmida com o próprio suco, se não estiver coloque algumas gotas de água, passa na Milanesa (sem nenhum tempero) e frite. As iscas ficarão douradas, sequinhas e com um tempero muito gostoso, na medida certa”, diz.

Conforme o gerente explica, o produto pode ser utilizado em frango, carnes vermelhas, legumes e até peixes. Com ele, é possível fazer iscas, bifes à milanesa, abobrinha e legumes em geral. Também é indicado para salgadinhos diversos, como por exemplo, a coxinha. “Nesse caso, a carne do recheio também não precisa ser temperada. Basta fechar a coxinha com seu recheio sem tempero, deixar a massa úmida com algumas gotas de água, passar na Milanesa e fritar. Assim a coxinha terá um tempero especial”, descreve.

Para os profissionais do food service, o uso do produto revela o quanto ele é importante dentro das cozinhas. “O food service tem o desafio de atender as normas da Portaria CVS 5, 09 de Abril de 2013, que aprova o regulamento técnico sobre as boas práticas para estabelecimentos comerciais de alimentos e para serviços de alimentação e o roteiro de inspeção, onde dentro do mesmo consta o Artigo 43, que se refere ao uso do ovo no preparo dos alimentos e os cuidados necessários para não ter contaminação por salmonella. A Milanesa Tecnutri é perfeita para o atendimento a esse artigo, pelo fato da dispensa do uso de ovos in natura em seu preparo, pois já contém em sua formulação ovos desidratados, eliminando, assim, o risco de contaminação.

O desperdício de alimentos é outro ponto importante muito trabalhado por toda cozinha, afinal, como saber exatamente a demanda diária para alguns alimentos? A mistura para Milanesa permite o preparo rápido, na hora, conforme sua necessidade, diminuindo, assim, o desperdício na cozinha”, frisa Patrícia Galano, gerente de vendas da empresa.

Ela ainda explica sobre outras vantagens que o produto traz. “A Milanesa transforma 5 processos utilizados para empanar em apenas 1. No processo tradicional, se prepara o tempero, tempera o alimento a ser empanado, passa nos ovos, em seguida na farinha, para depois fritá-lo. Além disso, há maior risco de contaminação pelo uso de ovos in natura e o número de vezes que o alimento é manuseado. Com a Milanesa Tecnutri, temos apenas o processo de passar o alimento na farinha e fritá-lo, obtendo um produto final com qualidade, padrão e total ganho de tempo em seu processo produtivo. Além disso, a Mistura para Milanesa Tecnutri permite ser congelada para uso posterior”, afirma.


Fonte


Compartilhar

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à Quinta das 8h às 12h e das 13h às 18h
Sexta das 8h às 12h e das 13h às 16h45

SIGA-NOS

ENTRE EM CONTATO
11 3611 1133

Via das Samambaias, 212 - Jardim Colibri - Cotia – São Paulo
CEP: 06713-280